Pages

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

1° Aula de Direito Constitucional I

Hoje irei postar o que aprendi na aula de Direito Constitucional I

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
A palavra princípio vem do latim principium e significa início, começo, ponto de partida.

Conceito de princípios fundamentais - São princípios constitucionais politicamente conformadores do Estado, que explicitam as valorações políticas fundamentais do legislador constituinte, revelando as concepções políticas triunfantes numa Assembleia Constituinte, constituindo-se, assim, no cerne político de uma Constituição política.

Identificação :

FEDERAÇAO - Dá-se o nome de Federação ou Estado federal a um Estado composto por diversas entidades territoriais autônomas dotadas de governo próprio, geralmente conhecidas como “estados”.


República: Forma de Governo.
País : É o nome que se dá ao território.

Caracteristicas:

1- Forma de Estado

2- Descentralização política : caracteriza-se quando um poder antes absoluto, passa a ser repartido, por exemplo, quando uma pessoa ou um grupo tinha um poder total e absoluto, e depois é repartido este poder com outras pessoas ou outros grupos, ou seja ele foi descentralizado e repartido.

3- Pacto entre as entidades : Igualdade entre os estados para que um não tenha mais privilégio que o outro. Ex.Em que cada estado são apenaas três senadores não importa o tamanho do estado.

4 - Constituição Escrita: é aquela em que um grupo de pessoas, os constituintes ,discutem e enfim elaboram as normas constitucionais de forma escrita.

5- Autonomia das Entidades: é a capacidade de agir dentro de círculo predeterminado no texto constitucional. Ela significa a capacidade ou poder de gerir os próprios negócios dentro do círculo prefixado pela lei maior que é a Constituição.

6- EUA e Brasil: São especies de Federação. A federação dos EUA é muito mais autonôma que a do Brasil.

Por hoje é só.

O Tempo

... O tempo é algo que não volta atrás.
Por isso plante seu jardim e decore sua alma,
Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores ...

William Shakespeare


Quando uma porta da felicidade se fecha,
outra se abre,
mas costumamos ficar
olhando tanto tempo
para a que se fechou
que não vemos a que se abriu.

Helen Keller